Inglês para fins específicos: produção e adaptação de material para ambiente online para estudantes e profissionais da área de análise e desenvolvimento de sistemas

Mário Lucas Medeiros Naval, Eduardo Antonio Fernandes Rocha, Fernanda Goulart

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo produzir um material de inglês técnico e adaptá-lo para ambiente online. A proposta surgiu a partir da constatação da carência de materiais online que pudessem ser aplicados a estudantes e profissionais de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Foram preparados questionários e atividades avaliativas para que se entendesse em que medida o material online atendia e atende às necessidades de aprendizagem de inglês desse público. O resultado do trabalho foi um curso online no ambiente de aprendizagem “Moodle”.


Palavras-chave


inglês técnico; inglês para analistas de sistemas; análise de necessidades; ensino de língua inglesa; curso online

Texto completo:

PDF

Referências


CELANI, M.A.A ET AL. 1988. The Brazilian ESP Project: an evaluation. Centro de Pesquisas, Recursos e Informação em Leitura, PUC, São Paulo, Brasil- São Paulo: EDUC.

CHAPELLE, C. A.; JAMIESON, J. Tips for teaching with CALL: practical approaches to computer-assisted language learning. Pearson Education. 2008.

HUTCHINSON, T; WATERS, A. English for Specific Purposes: a learning-centered approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

LEFFA, V. J. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In: LEFFA, Vilson J. (Org.). Produção de materiais de ensino: prática e prática. 2. ed. Pelotas: EDUCAT, 2008, p. 15-41.

MASIN, M.A.P.C. (2009). Análise de necessidades para implementação de um curso de leitura em automação industrial. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

ONODERA, J. (2010). Análise de necessidades em um curso de inglês para negócios. Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

RAMOS, R. C. G. Instrumental no Brasil: a desconstrução de mitos e a construção do futuro. In: FREIRE, Maximina M.; ABRAHÃO, Maria Helena Vieira; BARCELOS, Ana Maria Ferreira. Linguística Aplicada e Contemporaneidade. Campinas: Pontes Editores, 2005.

SALAS, M. R. English Teachers as Materials developers. Actualidades Investigativas en Educacion. Vol. 4. N. 2, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

 

Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, SP, Brasil, ISSN: 2359-232X

 Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.