Variação de temperatura em uma estrutura bidimensional: análise teórica e experimental

Ana Carolina Carius, Fábio Gaspar Santos Júnior, Bruna Teixeira Silveira, Mariana Anastácia de Oliveira

Resumo


O presente trabalho apresenta o estudo da transferência de calor por condução em placas retangulares homogêneas.  Objetivou-se, com a pesquisa desenvolvida, comparar o modelo matemático para o problema em questão através de duas metodologias:  simulações numéricas e ensaios laboratoriais.  O teste de hipótese de Kolmogorov-Smirnov foi utilizado para garantir que as medidas experimentais obtidas nos ensaios laboratoriais representavam uma distribuição normal.  Erros absolutos e relativos foram calculados, a fim de verificar a discrepância entre os valores para a temperatura na placa através dos dois métodos de pesquisa propostos.  Concluiu-se que o modelo computacional simula com precisão o experimento laboratorial.

Palavras-chave


Temperatura; Metal; Simulação Computacional; Kolmogorov-Smirnov

Texto completo:

PDF

Referências


CARIUS, A.C.; MADUREIRA, A. L.. Hierarchical modeling of heterogeneous plates. Applied Numerical Mathematics, v. 59, 2009, p. 2105-2118.

EVANDRO AUGUST BLOGS. Ponto de fusão. Disponível em: .

IÓRIO, V.. EDP, Um curso de Graduação. Editora IMPA, Rio de Janeiro, 2016.

MARCHI, R. D.. Estudo sobre a variabilidade do módulo de deformação do concreto associada a fatores intrínsecos à produção do material. 2011. Tese de Mestrado – Universidade de São Paulo, São Paulo.

MOREIRA, J.. Processos de transferência de Calor. 2015. Texto para uso didático disponível em forma digital na internet – Faculdade de Engenharia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

OZISIK, M. N.. Transferência de calor, Um texto básico. Rio de Janeiro, Editora Guanabara. Koogan S.A, 1990.

TECGRAF. GeMA. Disponível em: . Acesso em: 26 agos. 2018.

WILD, C. J; SEBER, G.A. Encontros com o Acaso: um primeiro curso de Análise de Dados e Inferência. Editora LTC, Rio de Janeiro, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

 

Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, SP, Brasil, ISSN: 2359-232X

 Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.