Circo e criança

Natália Dolwitsch, Raquel Guerra

Resumo


Este artigo apresenta a pesquisa desenvolvida sobre o tema circo e criança, cujo objetivo foi investigar a pedagogia circense. Como abordagem metodológica foi realizada uma prática pedagógica. Complementam o trabalho como fontes de pesquisa o levantamento bibliográfico, visitas a circos itinerantes, entrevistas, participação em festivais e eventos acadêmicos que tornaram possível a discussão do tema. A proposição da pesquisa foi explorar uma maneira sensível e lúdica no ensino-aprendizagem das técnicas circenses, de modo a estudar no exercício da prática docente a relação entre circo e criança a partir do jogo e da brincadeira.

Palavras-chave


Pedagogia Circense. Criança. Teatro. Docência.

Texto completo:

PDF

Referências


BORTOLETO, M. A. C.; PINHEIRO, P. H. G. G.; PRODÓCIMO, E. Jogando com o circo. 1°.Ed. São Paulo: Fontoura, 2011.

BOLOGNESI, M. F. . Circo e teatro: aproximações e conflitos. Sala Preta (USP) , v. 6, p. 09-19, 2006.

_______________ . O riso no circo: a paródia acrobática. Urdimento (UDESC) , v. 1, p. 67-74, 2005.

_______________ . O circo e a formação em artes cênicas. In: BORTOLETO, M. A. C.; BARRAGÁN,

DEMEY, S. e WELLINGTON, J. Teoria, orientação e boas práticas de treinamento. Manual Básico de Instrução das Artes Circenses. FEDEC, Vol I. Disponível em: http://crescereviver.org.br/blog/publicacoes/manual-basico-de-instrucao-das-artes-cir

.

MARCONDES, M.M.; A Criança é Performer. In: Educação e Realidade. 35(2): 115-137, maio-agosto. Porto Alegre, 2010.

_______________. Agachar-se. In: Agachamento. Disponível: http://www.agachamento.com/?page_id=38 .

SILVA, E. : O novo está em outro lugar. In: Rede Sesc de Difusão e Intercâmbio das Artes Cênicas. (Org.). Palco Giratório, 2011. Rio de Janeiro: SESC, Departamento Nacional, 2011, v. 1, p. 12-21.

_______ . Circo-teatro é teatro no circo. Revista Anjos do Picadeiro , v. 7, p. 32-51, 2009.

_______.; CÂMARA, Sette Rogério. O ensino de arte circense no Brasil. Breve histórico e algumas reflexões 2009. Disponível em http://circonteudo.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1134:o-ensino-de-arte-circense-no-brasil-breve-historico-e-algumas-reflexoes&catid=147:artigos&Itemid=505 .

_______ . A teatralidade circense. Todas as Musas: Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte (Online) , v. 1, p. 47-51, 2008.

_______. O circo-família e o respeitável público. Saráo (UNICAMP) , v. 3, p. 6, 2005.

_______. O circo era uma escola única e permanente. in Silveira, Cleia (org.) – Rede Circo do Mundo Brasil uma proposta metodológica em rede. Rio de Janeiro, Fase, 2003, pp. 34-38.

Filmes:

As Crianças da Ópera de Pequim (The Children of the Beijing Opera, 2007), de Don Kent e Christian Dumais.

Imagens:

Figura 1: (Link da imagem: https://i.pinimg.com/originals/2b/62/8d/2b628d79b49460ecd2531e98bb7317f7.jpg/ )

Figura 2: (Erica Stoppel, Manual de trapézio fixo, pág 54)


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

 

Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, SP, Brasil, ISSN: 2359-232X

 Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.