Phenoglad mobile: um aplicativo para simulação da fenologia em gladíolo

  • Lucas Ferreira da Silva Estudante de Graduação em Ciência da Computação. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Lilian Osmari Uhlmann Engenheira Agrônoma, Mestre em Agronomia, Estudante de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Agronomia. UFSM
  • Camila Coelho Becker Engenheira Agrônoma, Mestre em Engenharia Agrícola, Estudante de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Engenharia Agrícola. UFSM
  • Nereu Augusto Streck Engenheiro Agrônomo, PhD, Professor do Departamento de Fitotecnia da UFSM
  • Andrea Schwertner Charão Bacharel em Ciência da Computação, PhD, Professora do Departamento de Linguagens e Sistemas de Computação da UFSM.
  • Regina Tomiozzo Engenheira Agrônoma, Estudante de Mestrado em Engenharia Agrícola. UFSM.

Resumo

O “PhenoGlad Mobile” é um aplicativo idealizado como sendo uma versão para dispositivos móveis do modelo matemático de simulação de fenologia “PhenoGlad”, desenvolvido na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O principal objetivo dessa ferramenta é ser um recurso de fácil utilização para o cenário da floricultura do estado do RS, mais especificamente, para a cultura de gladíolo. Com uma grande quantidade de funcionalidades disponíveis, o aplicativo possibilita que o produtor faça um melhor planejamento e acompanhamento no cultivo de gladíolo, fazendo com que sua produção seja de melhor qualidade e, consequentemente, de maior rentabilidade.
Publicado
nov 12, 2018
Como Citar
SILVA, Lucas Ferreira da et al. Phenoglad mobile: um aplicativo para simulação da fenologia em gladíolo. Revista Brasileira de Iniciação Científica, [S.l.], v. 5, n. 6, p. 117-132, nov. 2018. ISSN 2359-232X. Disponível em: <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1345>. Acesso em: 28 set. 2022.

Palavras-chave

Gladiolus x grandiflorus Hort. Dispositivos móveis. Planejamento da produção. Floricultura