Causas da evasão escolar na percepção dos estudantes evadidos: o caso de um curso de licenciatura

Mariana Rocha Fortunato, Simone Braz Ferreira Gontijo

Resumo


Este artigo tem como objetivo socializar a pesquisa que investigou os fatores intervenientes no processo de evasão de estudantes da educação superior, a partir da percepção dos evadidos. Trata-se de um estudo de caso num curso de licenciatura na área de línguas estrangeiras modernas ofertada no Instituto Federal de Brasília, realizado com estudantes evadidos no ciclo 2013-2016. Infere-se que não há uma causa precisa da evasão, mas ela está relacionada a aspectos pessoais e internos e externos a instituição. Indica-se que o sentimento de pertencimento a instituição e ao curso é fator de promoção da permanência e êxito estudantil.


Palavras-chave


Evasão escolar; Ensino superior; Permanência; Êxito

Texto completo:

PDF

Referências


ANDIFES. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas: resumo do relatório apresentado pela Comissão Especial. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, [S.l.], v. 1, n. 2, 1996. ISSN 1982-5765. Disponível em: . Acesso em: 01 Abr. 2017.

BAGGI, C. A. dos S.; LOPES, D. A. Evasão e Avaliação Institucional no Ensino Superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação, Campinas: Sorocaba: SP. v. 16. n.2, p.355-374, 2011. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/aval/v16n2/a07v16n2.pdf> Acesso em 03 de Ago. 2018.

BOURDIEU, P. Os excluídos do interior. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (org.) Escritos de Educação. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004.

BRASIL. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas. Relatório da Comissão Especial de Estudos sobre Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. Brasília: ANDIFES/ABRUEM/SESu/MEC, 1997.

BALBINOTTI, M. A. A.; TÉTREAU, B. Níveis de maturidade vocacional de alunos de 14 a 18 anos do Rio Grande do Sul. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 3, p. 551-560, set./dez. 2006. Disponível em Acesso em 21 fev. 19

BUENO, José Lino Oliveira. A evasão de alunos. Paidéia, Ribeirão Preto, n. 5, p. 9-16, Ago. 1993. Disponível em: . Acesso em: 28 Ago. 2018.

CAPES. Fundação coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior. Tabela de áreas do conhecimento. Disponível em: Acesso em: 28 Fev. 2019.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CUNHA, E.R.; MOROSINI, M.C. Evasão na educação superior: uma temática em discussão. In: Revista Cocar. Belém, vol 7, n.14, p. 82-89, 2013. Disponível em: Acesso em: 03 de agosto de 2018.

FREDENHAGEM, S. V. Evasão escolar no âmbito do Instituto Federal de Brasília. In: Revista Eixo. v. 3, n. 2. 2014. Disponível em: Acesso em: 10 Fev. 2018.

FREDENHAGEM, S.; COMETTI, N.; BONFIM, C. J. L.; ARAÚJO, F. D. de. A voz da evasão. In: Revista Eixo, v. 1, n. 2. 2012. Disponível em: Acesso em: 23 Jan. 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

GOMES, C. A. A educação em perspectiva sociológica. 3. ed. São Paulo: EPU, 2000.

LATIESA, M. La deserción universitaria. Madrid: C.I.S., 1992.

LIMA JÚNIOR, P.; OSTERMANN, F.; REZENDE, F. análise dos condicionantes sociais do sucesso acadêmico em cursos de graduação em física à luz da sociologia de Bourdieu. Revista Ensaio. v.15. n. 01. p. 113-129. jan-abr. Belo Horizonte, 2013 Disponível em: Acesso em: 31 Mai. 2018.

LOBO, M. B. de C. M. Panorama da evasão no ensino superior brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. ABMES Cadernos. Brasília, set./dez. 2012. Disponível em: Acesso em: 28 Ago. 2017.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MOSQUERA, J. J. M.; STOBÄUS, C. D. O professor, personalidade saudável e relações interpessoais: por uma educação da afetividade. In: ENRICONE, D. (Org.). Ser professor. 4. ed. p. 91-107. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

OLIVEIRA, F. B. de. Desafios da educação: contribuições estratégicas para o ensino superior. Rio de Janeiro: E-papers, 2009.

PAREDES, A. S. A evasão do terceiro grau em Curitiba. 23p. NUPES/USP, São Paulo, documento de trabalho n. 6, 1994.

PEREIRA, E. A. T. O conceito de campo de Pierre Bourdieu: possibilidade de análise para pesquisas em história da educação brasileira. Revista Linhas. Florianópolis, v. 16, n. 32, p. 337 – 356, set./dez. 2015. Disponível em: Acesso em 27 Ago. 2018

PRIM, A. L.; FÁVERO, J.D. Motivos da evasão escolar nos cursos de ensino superior de uma faculdade na cidade de Blumenau. E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial, Florianópolis, n. Especial Educação, p. 53-72, 2013. Disponível em: Acesso em: 28 Ago. 2017.

RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

RISSI, M. C.; MARCONDES, M. A. S. (org.). Estudo sobre a reprovação e retenção nos Cursos de Graduação. Londrina: UEL, 2011. 163 p.: il., 2009. Disponível em: Acesso em: 02 Mai. 2016.

RUMBERGER, R. W. Dropping out of middle school: a multilevel analysis of students and schools. American Educational Research Journal, v. 32, n. 3, p. 583-625, 1995. Acesso em: 11 Jan. 2019.

SANTOS, P. K. dos; GIRAFFA, L. M. M. Evasão na educação superior: um estudo sobre o censo da educação superior no Brasil. 3ª Conferência latino-americana sobre el abandono em la educación superior. 2013. Anais. Disponível em: Acesso em: 28 Ago. 2018.

SCHEIDEGGER, R. Três Elementos Fundamentais na Retenção de Alunos. Revista Linha Direta. Belo Horizonte, n. 227, p. 34-36, fev. 2017. Disponível em: Acesso em 31 mai.2018.

SILVA, L. D.; ZORZO, C. M.; SERAFIM, M. L. Evasão: diagnóstico e prevenção. Educação Brasileira, Brasília, v. 23, n. 47, p. 155-173, jul./dez.2001.

SILVA FILHO, R. L. L. e; MOTEJUNAS, P. R.; HIPOLITO, O. LOBO, M. B. de C. Melo. A evasão no ensino superior brasileiro. Cad. Pesqui. [online]. 2007, vol.37, n.132, pp.641-659. ISSN 0100-1574. Disponível em: . Acesso em: 01 Abr. 2017.

TINTO, V. Limits of Theory and Practice in Student Attrition. The Journal of Higher Education. Vol. 53, No. 6. Nov. – Dec., 1982. p.687-700. Disponível em: Acesso em: 11 Jan. 2019.

ZAGO, Nadir. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.11, n.32, p.226-237, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

 

Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, SP, Brasil, ISSN: 2359-232X

 Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.