Ensino da Educação Física: caminhando para um salto qualitativo

Maira Stefani Gonçalves, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma

Resumo


O presente estudo tem como objetivo central, apresentar indicadores que orientam o ensino da Educação Física na escola em uma perspectiva de transformação da situação tradicional. Pretende-se para isso, identificar e mapear os indicadores a partir da produção dos pesquisadores da área que concebe a Educação Física como um componente curricular. Os autores que serão pesquisados são os que deram um salto qualitativo a disciplina Educação Física a partir da década de 80, com um olhar pedagógico para a disciplina na escola. Esse estudo é classificado como uma pesquisa bibliográfica. Encontra-se neste estudo, uma passagem pela história da Educação Física segundo os princípios tradicional, para entendermos a atual concepção da disciplina e como deve ser o procedimento pedagógico do professor a partir desse entendimento, bem como uma apresentação dos princípios teóricos dos autores que favoreceram para a qualificação da disciplina Educação Física, apontando os pontos convergentes entre eles que sinalizam essa necessária transformação dos princípios tradicionais para os princípios da teoria crítica de educação. Sendo assim, os indicadores encontrados foram: a partir das contribuições da motricidade humana, é a passagem do físico tão-só a complexidade humana, carregado de sentido e de significado para quem realiza o movimento intencional rumo à transcendência do ser que tem desejos e vontades (SERGIO, 1994). A Educação Física é a disciplina do currículo escolar que tem a responsabilidade de ensinar os conteúdos pedagógicos da cultura, aproximando a realidade da escola com a realidade dos estudantes (FREIRE, 1992). Outro indicador encontrado foi que o movimento que o sujeito realiza ao jogar, praticar ginástica, lutar, favorece a preparação do indivíduo para desenvolver-se na sociedade com atitudes autônomas (KUNZ, 1996). Por fim, em Betti (1992) está disciplina, possibilita ao aluno o acesso à cultura física e analisa o corpo e movimento, sendo estes indicadores dessa transformação. 


Palavras-chave


Ensino da Educação Física, Superação, Formação de Professores.

Texto completo:

69-87

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Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, SP, Brasil, ISSN: 2359-232X

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