O material didático de ELE/PLE: discutindo preconceitos e estereótipos

Camila do Amaral Lavorenti, Mariana Cortez

Resumo


Aprender uma nova língua significa descobrir um diferente mundo, pois uma nova cultura é transmitida neste processo. Com este trabalho analisamos possíveis preconceitos e estereótipos registrados nos livros de LPE/ELE, analisando suas imagens e questionar criticamente como estes materiais didáticos apresentam-se ao mundo, pois tendem a ser a “porta de entrada” dos países a diferentes pessoas de diversas nacionalidades. Elegemos os livros “FLE”, de Lima e Iunes e “Síntesis”, de Martin. Nosso referencial teórico circula por Mendonça (2014) por  refletir a formação de professores latinos, Amossy (2003) sua análise de estereótipos e,  Leffa (2014) com discussões sobre ensino de línguas.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

 

Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, SP, Brasil, ISSN: 2359-232X

 Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.