Detecção de destacamentos de revestimentos argamassados externos de fachadas com auxílio da termografia infravermelha

Cesar Fabiano Fioriti, Camila Akemi Sakamoto, Marcela Luana Sutti, Maiara Oliveira Silva de Aguiar

Resumo


Neste trabalho foi aplicada a técnica da termografia para que eventuais destacamentos do revestimento argamassado externo pudessem ser detectados por meio de variações na temperatura superficial das fachadas de duas edificações objeto de estudo. Os destacamentos foram visualizados nos termogramas por meio da existência de maior temperatura durante a fase de aquecimento e de áreas de menor temperatura durante a fase de arrefecimento. Com os resultados foi verificado que a aplicação da termografia se fez útil e aplicável, uma vez que apresentou variações quando comparadas as áreas com e sem a presença de anomalias. Concluindo que a aplicação desta técnica, a partir dos ensaios, deve ser realizada mais de uma vez na área afetada, variando os períodos do dia, para que se possam comparar os resultados e assim descobrir qual é a área destacada do revestimento argamassado.


Texto completo:

PDF

Referências


BARREIRA, E. Aplicação da termografia ao estudo do comportamento higrotérmico dos edifícios. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade do Porto, Porto, Portugal, 2004, 196p.

HART, J. M. A practical guide for infra-red termography for building surveys. Garston, Watford, BRE, 1991.

LABAT, M.; GARNIER G.; WOLOSZYN; M.; ROUX, J. J. Infrared measurements on ventilated cladding for assessing its surfasse temperature and insulated part of the envelope using a simulation tool. In: NBS 2011 – 9TH NORDIC SYMPOSIUM ON BUILDING PHYSICS, TAMPERE, Finland 29 May – 2 June 2011 – Volume 1 – Hygrothermal performance of envelope assumblies and air tightness of building. Session A7 – Walls in field measurements, 2011, 315-322p.

SILVA, D. D. S. Diagnóstico de patologias em fachadas utilizando termografia. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade do Porto, Porto, Portugal, 2012, 82p.

SILVA, R. N. T. Estudo da termografia por infravermelho: aplicações na engenharia e determinação de parâmetros termofísicos e geométricos de materiais. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife – PE, 2007, 90p.

SOUSA, J. S. A análise de paredes de concreto moldadas in loco utilizando a termografia como ensaio não destrutivo. 2013. Trabalho de Conclusão de Graduação de Bacharel em Engenharia Civil – Universidade Católica de Brasília. Brasília – DF, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

 

Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, SP, Brasil, ISSN: 2359-232X

 Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.