“Fútbol Callejero” na Educação Física Escolar: processos educativos emergentes de uma intervenção

  • Nathan Raphael Varotto Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Luiz Gonçalves Junior Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Fábio Ricardo Mizuno Lemos Instituto Federal de São Paulo
  • Fábio De Moraes Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Resumo

O objetivo do estudo foi compreender processos educativos que emergem da prática social da mediação do Fútbol Callejero na Educação Física Escolar. Realizamos intervenção com uma turma do 4º. ano do ensino fundamental, coletando registros em diários de campo, os quais, após análise inspirada na fenomenologia, deram origem as categorias: A) “Para valer o gol a bola tem que passar por todos da equipe”; B) “O mais importante não é o gol e sim os valores”; C) “Estaria melhor se eu tivesse jogado”.
Publicado
ago 6, 2018
Como Citar
VAROTTO, Nathan Raphael et al. “Fútbol Callejero” na Educação Física Escolar: processos educativos emergentes de uma intervenção. Revista Brasileira de Iniciação Científica, [S.l.], v. 5, n. 5, p. 104-120, ago. 2018. ISSN 2359-232X. Disponível em: <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1109>. Acesso em: 28 set. 2022.