Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Brasileira de Iniciação Científica?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

INFORMAMOS QUE ESTAMOS MIGRANDO A RBIC PARA VERSÃO MAIS NOVA DO SISTEMA OJS MOTIVO PELO QUAL NOVOS CADASTROS E SUBMISSÕES DE ARTIGOS DEVEM SER REALIZADOS NO SEGUINTE LINK

https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/login?source=%2Findex.php%2Frbic%2Fabout%2Fsubmissions





ATENÇÃO AO SUBMETER SEU TEXTO PARA A REVISTA!

 

Os trabalhos que não cumprirem as DIRETRIZES PARA AUTORES (ENVIO DE ARTIGOS), bem como, o preenchimento dos METADADOS, tais como: Título apenas a primeira letra em maiúsculo (NÃO INSERIR EM MAIÚSCULO TOTAL); palavras-chave, dados de todos os autores e os demais campos de indexação, terão seus TRABALHOS ARQUIVADOS. Submissões que não usarem o MODELO DE ARTIGOS disponível na página da RBIC terão seus TRABALHOS ARQUIVADOS. É obrigatório a inclusão do histórico escolar do aluno/autor. Todo trabalho que não seguir rigorosamente as normas de submissão, terão seus TRABALHOS ARQUIVADOS!

 

 

As submissões podem ser feitas continuamente. Os trabalhos submetidos devem ser artigos técnico-científicos, elaborados por estudantes de cursos técnicos ou alunos de graduação, sendo obrigatória a participação de professor/orientador como autor. Deve-se incluir como documento suplementar histórico escolar do/a primeiro/a autor/a

Caso a submissão seja feita por egresso de curso técnico ou superior, esta somente poderá ser feita até 4 meses após a conclusão do curso. 

Somente são aceitos artigos inéditos, que não tenham sido publicados em outros periódicos.

Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento, análise e interpretação dos dados e da redação final. O número total de autores é quatro, incluindo o professor/orientador. É permitida a participação de no MÁXIMO 2 professores/orientadores por artigo. 

Idiomas: os artigos poderão ser redigidos em português, espanhol ou inglês. 
 
Todos os autores do artigo devem ser identificados no ato da submissão. Em NENHUMA hipótese serão acrescentados nomes após o início da avaliação. A inclusão ou exclusão de autores depois da primeira submissão é motivo para rejeição e arquivamento do artigo .
 
Será respeitado o prazo de 12 meses  para que seja publicado outro artigo do mesmo autor.  

A submissão está de acordo com o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP (2014), disponível em: http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf - acesso 19. nov. 2015.

O artigo respeita a ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS, confome a resolução CNS 07/2016 http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pd


FORMATO

Deve-se submeter um trabalho somente em *.doc ou *.docx de acordo com o MODELO DE ARTIGO disponível no site.


 

A Revista Brasileira de Iniciação Científica (RBIC) passará a adotar a partir de 2021 a PUBLICAÇÃO CONTÍNUA. Esta questão já vinha sendo analisada há algum tempo pelos editores, no sentido de agilizar a publicação dos artigos aprovados. Esperamos, que juntamente com outras medidas possamos elevar a nossa classificação perante o Qualis.

 

A publicação em fluxo contínuo é um tendência em revistas digitais e visa dar maior agilidade ao processo de publicação e difusão dos artigos aprovados.

Com a aplicação do fluxo contínuo, a edição do ano corrente permanecerá aberta (In progress) e, à medida que os artigos forem aprovados e aceitos pelos parecerista, serão inseridos na edição. Não há fascículos, nem periodicidade, publicaremos os artigos aprovados em uma edição anual. 

Com isso, o fluxo de artigos será acelerado, aumentando o tempo de exposição do material, o que dará maior visibilidade a revista e aos trabalhos publicados por meio de citações

 

 

PREENCHIMENTO DOS METADADOS DE SUBMISSÃO

  • Ao se cadastrar e submeter o manuscrito, solicitamos atenção para o preenchimento dos metadados desta submissão. Como adotamos três idiomas na revista (português / inglês /espanhol), os dados desses idiomas deverão também ser preenchidos nestes idiomas.
  • Observe o preenchimento correto, fazendo a leitura nas caixas da submissão.
  • Não colocar o texto em caixa alta, bem como as palavras-chave.
  • Adicione informações adicionais para sua submissão, no caso as palavras-chave. Pressione 'Enter' depois de cada termo.
  • Os metadados e exemplificados seguem abaixo com as devidas instruções:

o   Título: Se o título do livro começar com "Um" ou "O" (ou algo similar na ordem alfabética) coloque a palavra no prefixo. Não colocar título em CAIXA ALTA.

o   Resumo: Incluir o resumo em português e inglês com até 100 palavras.

o   Área do Conhecimento*: Insira a área de conhecimento da temática (Educação).

o   Palavras-chave*: Inclua até 5 palavras-chave. Inicial de cada uma em maiúsculo (Separadas. Por. Ponto. Máximo. Cinco.).

o   Agências de fomento: Não é obrigatório, mas se quiser colocar a agência e o processo é neste campo que se inclui. (Ex.: FAPESP – Processo n.2020/000000).

 


 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e NÃO foi publicado em outro veículo (revista, periódico, sites, jornal eletrônico, anais de congresso, dentre outros).
  2. O arquivo da submissão está no MODELO DE ARTIGO.
  3. O arquivo submetido está em *.doc, *.docx, *.rtf ou outro formato editável. O arquivo não pode estar em PDF.
  4. Os autores leram o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP (2014), disponível em: http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf - acesso 19. nov. 2015.

  5. Entendo que estou submetendo o artigo para publicação na Revista Brasileira de Iniciação Científica e, se fizer a submissão a outro veículo (periódico, livro etc.) depois de iniciada a avaliação por pares, ou se resolver publicar meu artigo em outro meio de comunicação científica após receber a carta de "aceito" ou "aceito com modificações", o título do artigo, meu nome (e dos coautores, se houver) e minha filiação institucional serão publicados na seção RETRAÇÃO.
     
  6. O artigo tem, no máximo, 04 autores, incluindo a participação de um professor orientador. Cada artigo deve ter no máximo 2 professores/orientadores como autores. Trabalhos com mais do que 2 professores serão arquivados.
  7. Inclui neste sistema o nome completo, email, instituição de todos os autores.

    O título do trabalho no metadados não pode estar em caixa alta.

  8. O artigo respeita a ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS, confome a resolução CNS 07/2016 http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf.

    A aprovação em comitê específico (Comitê de Ética em Pesquisa - CEP) sobre a qual o artigo se refere é de inteira responsabilidade dos autores. Deve ser indicado em nota no corpo de artigo.

  9. Será incluido o histórico escolar do/a primeiro/a autor/a em documento suplementar
  10. Caso a submissão seja feita por egresso de curso técnico ou superior, esta somente poderá ser feita até 4 meses após a conclusão do curso. 
  11. Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento, análise e interpretação dos dados e da redação final.
  12. Idiomas: os artigos poderão ser redigidos em português, espanhol ou inglês.
  13. Todos os autores do artigo devem ser identificados no ato da submissão. Em NENHUMA hipótese serão acrescentados nomes após o início da avaliação. A inclusão ou exclusão de autores depois da primeira submissão é motivo para rejeição e arquivamento do artigo .
  14. Será respeitado o prazo de 12 meses  para que seja publicado outro artigo do mesmo autor.
  15. A Revista declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial desta revista
  16. A correção ortográfica e gramatical é de inteira responsabilidade de cada autor. 
  17. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto publicado são da responsabilidade do autor. 
  18. Estou ciente dos termos da “Declaração de ética e boas práticas da publicação" descritos na seção Políticas da revista.
  19. A veracidade das informações e das citações bibliográficas é de responsabilidade exclusiva dos autores.
  20. Salientamos que plágio acadêmico em qualquer nível é crime, fere a legislação brasileira no artigo 184 do Código Penal e no artigo 7º parágrafo terceiro da lei 9.610-98 que regulamente o direito autoral, constituindo-se assim matéria cível e penal.

    Todos os artigos antes de serem enviados para avaliação dos pareceristas são verificados no CopySpider.

  21. ATENÇÃO AO SUBMETER SEU TEXTO PARA A REVISTA!

     

    Os trabalhos que não cumprirem as DIRETRIZES PARA AUTORES (ENVIO DE ARTIGOS), bem como, o preenchimento dos METADADOS, tais como: Título apenas a primeira letra em maiúsculo (NÃO INSERIR EM MAIÚSCULO TOTAL); palavras-chave, dados de todos os autores e os demais campos de indexação, terão seus TRABALHOS ARQUIVADOS. Submissões que não usarem o MODELO DE ARTIGOS disponível na página da RBIC terão seus TRABALHOS ARQUIVADOS. É obrigatório a inclusão do histórico escolar do aluno/autor. Todo trabalho que não seguir rigorosamente as normas de submissão, terão seus TRABALHOS ARQUIVADOS!

     

  22. É obrigatório a inclusão ORCID de todos os autores.

    ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital único e gratuito que distingue um acadêmico/pesquisador.

    Faça seu cadastro em https://orcid.org/

  23. INFORMAMOS QUE ESTAMOS MIGRANDO A RBIC PARA VERSÃO MAIS NOVA DO SISTEMA OJS MOTIVO PELO QUAL NOVOS CADASTROS E SUBMISSÕES DE ARTIGOS DEVEM SER REALIZADOS NO SEGUINTE LINK

    https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/login?source=%2Findex.php%2Frbic%2Fabout%2Fsubmissions


 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


 

 

 

Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, SP, Brasil, ISSN: 2359-232X

 Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.